Marcial Pons

  • Madri
  • Barcelona
  • Buenos Aires
  • São Paulo

Veículos autônomos e direito penal

Autor:

Heloisa Estellita e Alaor Leite (orgs.)

Páginas:

204

Edição:

1ª. São Paulo: Marcial Pons, 2019. Coleção Direito Penal & Criminologia

ISBN:

9788566722680

Resumo:

“Quando o mundo jurídico é assolado por novos desafios surgidos da inserção de novas tecnologias nas relações sociais, cabe aos seus pensadores a tarefa de compatibilizar pressupostos da regulação jurídica com cenários até pouco tempo restritos à ficção. Para dar conta deste novo cenário, o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (FGV CEPI) acredita que o Direito deve ser pensado e formulado a partir de uma compreensão mais profunda sobre as características destas novas tecnologias e as mudanças que estas provocam no comportamento das pessoas. A interdisciplinaridade que no passado era desejável, agora se torna uma necessidade, pois códigos de programação, modelos de aprendizagem de máquina e sistemas eletrônicos passam a se tornar o centro de disputas e arranjos jurídicos.
A coletânea que o leitor tem em mãos é um dos raros exemplos de uma reflexão rigorosa e ao mesmo tempo inserida na complexidade de seu tempo, comungando novas formas de se pensar o Direito, com a percepção de que novas tecnologias exigem soluções jurídicas capazes de ser construídas em escala global. Ao oferecerem ao público de língua portuguesa trabalhos que refletem o estado atual do debate penal estrangeiro a respeito dos veículos autônomos, os organizadores não se furtam de lidar com problemas técnicos e jurídicos complexos. Em nossa visão, a obra oferece um excelente ponto de partida para a agenda de pesquisa sobre direito penal e novas tecnologias.”

Alexandre Pacheco da Silva e Marina Feferbaum (Professores e Coordenadores do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP)

 

Organizadores: Heloisa Estellita e Alaor Leite

 

Autores:

Armin Engländer
Eric Hilgendorf
Ivó Coca Vila
Luís Greco
Sabine Gless
Tatjana Hörnle
Thomas Weigend
Wolfgang Wohlers