Marcial Pons

  • Madri
  • Barcelona
  • Buenos Aires
  • São Paulo

Problemas de causalidade e imputação objetiva nos crimes omissivos impróprios

Autor:

Luís Greco

Páginas:

100

Edição:

1ª. São Paulo: Marcial Pons, 2018. Coleção Direito Penal & Criminologia

ISBN:

9788566722512

Resumo:

O presente livro se trata de uma expansão e adaptação de meu estudo “Kausalitäts- und Zurechnungsfragen bei unechten Unterlassungsdelikten”, originalmente publicado em Zeitschrift für Internationale Strafrechtsdogmatik, 2011, p. 674 e ss. Ele é, em primeiro lugar, fruto dos esforços de meu amigo Ronan de Oliveira Rocha, nesse meio tempo já bastante conhecido pela monografia A relação de causalidade no direito penal, sua dissertação de mestrado. Ronan Rocha, enquanto se dedicava à sua obra, teve contato com o meu estudo e o traduziu por completo para o português. Apesar de ter finalizado o trabalho em 2013, a tradução ficou por alguns anos inerte em meu computador, não só porque a sempre necessária revisão final tivera de ceder lugar a compromissos mais urgentes, mas provavelmente porque eu desconfiava de que o trabalho, escrito no denso estilo característico de artigos científicos alemães (que sempre têm de atender a limites de página bastante estritos, o que penaliza o autor por usar exemplos ou frases curtas), necessitasse de um maior esforço de adaptação para o público brasileiro.
Finalmente, ofereceu-se a lacuna de que eu necessitava para proceder a essa adaptação, que transformou o que era um longo artigo neste pequeno livro.  (Excerto da Apresentação)

 

 

Luís Greco é Professor Catedrático de Direito Penal, Direito Processual Penal e Teoria do Direito Penal da Universidade Humboldt, de Berlim.