Marcial Pons

  • Madri
  • Barcelona
  • Buenos Aires
  • São Paulo

Estudos sobre lógica e direito

Autor:

Juliano Maranhão

Páginas:

256

Edição:

1ª ed. São Paulo: Marcial Pons, 2013 - Coleção Filosofia & Direito

ISBN:

978-85-66722-07-9

Tira-gosto (PDF):

Clique aqui para fazer o download

Resumo:

O livro reúne artigos do autor publicados em periódicos internacionais e nacionais sobre lógica, filosofia do direito e interpretação jurídica, enfrentando questões como: É possível uma lógica de normas? Qual o papel da lógica na identificação e interpretação do direito? Normas e sistemas normativos possuem uma estrutura lógica? Como é possível representar logicamente a dinâmica dos ordenamentos jurídicos? Como descrever precisamente lacunas, conflitos normativos e exceções às regras? Por que consequências lógicas de normas podem ser “derrotadas” na aplicação do direito? A abordagem é analítica, empregando técnicas de fronteira em lógica formal para compreender os fundamentos do raciocínio jurídico na atividade de interpretação.

 

Juliano Maranhão
Juliano S. de Albuquerque Maranhão, Doutor e Livre-Docente em Direito pela Universidade de São Paulo, é Professor Associado do
Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP. É coordenador e editor da Revista Brasileira de Filosofia.