Marcial Pons

  • Madri
  • Barcelona
  • Buenos Aires
  • São Paulo

Corrupção. Ensaios sobre a Operação Lava Jato

Autor:

Kai Ambos, Marcos Zilli, Paulo de Sousa Mendes (Orgs.)

Páginas:

284

Edição:

1.ª ed. São Paulo: Marcial Pons Brasil / Associação Göttingen para o Fomento do Direito Penal Comparado e a Criminologia Internacional, Alemanha, 2019. Coleção Centro de Estudos de Direito Penal e Processual Penal Latino-americano (CEDPAL) – vol. 5

ISBN:

9788566722673

Resumo:

A Operação Lava Jato é alvo de intensos e acalorados debates. Há, claramente, uma disputa por narrativas políticas que almejam a consagração histórica. Nesse ambiente, as análises tornam-se maniqueístas e, portanto, contaminadas pelo debate político.  A obra que ora vem a público não se coloca nesse caminho. A análise que se faz é jurídica e informada por uma abordagem multidisciplinar que não está circunscrita aos limites punitivos. Assim, partindo do emblemático caso da Operação Lava Jato, a obra busca fixar um ponto de partida para um debate mais abrangente. Afinal, o problema da corrupção – recorrente no mundo contemporâneo e persistente em várias sociedades – exige enfrentamentos menos fragmentados.

***

Organizadores:

Kai Ambos
Professor Catedrático de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Comparado e Direito Penal Internacional e Diretor do Departamento de Direito Penal estrangeiro e internacional da Georg-August-Universität Göttingen, Göttingen, Alemanha. Diretor Geral do Centro de Estudos de Direito Penal e Processual Penal Latino-americano da Georg-August-Universität Göttingen. Juiz do Tribunal especial para o Kosovo (Kosovo Specialist Chambers), A Haia, Países Baixos.

Marcos Zilli
Professor de Direito Processual Penal nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor pela mesma universidade. Membro do Grupo Latino-americano de estudos de Direito Penal Internacional, promovido pela Fundação Konrad Adenauer. Juiz de Direito.

Paulo de Sousa Mendes
Professor Associado de Direito Penal e Direito Processual Penal da Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa, Portugal. Membro da Direção do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da FDUL. 2.º Vice-Diretor do Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais da FDUL. Membro do Conselho Científico do Centro de Estudos de Direito Penal e Processual Penal Latino-americano da Georg-August-Universität Göttingen, Alemanha.

Autores:

Fábio Ramazzini Bechara
Gianpaolo Poggio Smanio
Helena Regina Lobo da Costa
Marcos Paulo Veríssimo
Marcos Zilli
Mário Spinelli
Marta Saad
Paulo Adib Casseb
Tiago Cintra Essado